top of page

Linha de Pesquisa

Desenvolvimento, Ensino e Aprendizagem

 

 

A presente Linha de Pesquisa tem por objetivo subsidiar o professor na condução do processo de ensino e aprendizagem, tanto por meio do aperfeiçoamento de sua prática, quanto de sua competência para elaboração de estratégias didáticas adequadas à  sua atuação em sala de aula. Para tanto, as questões relativas a instalação/aperfeiçoamento de repertórios acadêmicos vêm sendo estudadas por analistas do comportamento. Parte de tais pesquisas tem se apoiado no ensino de discriminações condicionais e no modelo de equivalência de estímulos, com utilização de software educativo. Tais estudos, com grupos de alunos e em contexto escolar, trazem resultados que indicam que o ensino de relações condicionais promove aperfeiçoamento dos repertórios-alvo. Embora os dados sejam positivos, há que se considerar que os repertórios-alvo têm sido a leitura e a escrita em nível básico, poucos estudos focalizam a aquisição/ aperfeiçoamento de outros repertórios que fazem parte da formação escolar, nos diferentes níveis de ensino; estudos aplicados em contexto escolar ainda são restritos, havendo necessidade de mais pesquisas. Com base em tais considerações, o objetivo é desenvolver estudos para avaliar a eficiência de programações de ensino, com uso de softwares educativos, na instalação/ aperfeiçoamento de repertórios relativos às diferentes áreas de conhecimento que fazem parte da grade curricular do ensino fundamental e médio.

 

 

 

Palavras-Chave: Educação; Psicologia Educacional; Ensino; Aprendizagem

​

 

 

 

 

 

 

Pesquisador: Prof. Dr. Marcelo de Abreu César

​

​

​

​

Anchor 1
bottom of page