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A contribuição do coordenador pedagógico no processo ensino e aprendizagem

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Em março de 2012, foi publicado pela editora Fiuza o livro "Estudos em Linguagem e Educação" que contou com a organização de Khalil Salem. A obra contempla vários artigos de diversas áreas do conhecimento: Filosofia e Estudo Gramatical da Língua Portuguesa; Linguística e Estudos da Línguagem; Teoria da Literatura e Crítica Literária; Línguagem e Educação; Psicologia e Sociologia da Educação e Educação Matemática e Ensino de Ciências Exatas. Na área de Psicologia da Educação, Marcelo de Abreu César estuda o papel do coordenador pedagógico no processo de ensino-aprendizagem nas intituições escolares. A contribuição do coordenador pedagógico no processo de ensino e aprendizagem é um estudo que tem como foco a atuação do coordenador pedagógico na formação continuada de professores, objetivando o sucesso da aprendizagem do aluno na escola. Nas palavras de Salem, "Compreendendo a escola como um complexo sistema de rede, o autor clarifica a importância do diálogo reflexivo entre os diferentes profissionais, os quais, se trabalharem conjunta e interdisciplinarmente, poderão potencializar o processo de aprendizado tanto dos discentes quanto dos docentes"...(2012, p. 14).

 

Referência completa:

César, Marcelo de Abreu. A contribuição do coordenador pedagógico no processo ensino e aprendizagem. In: Khalil Salem. (Org.). Estudos em Linguagem e Educação. 1 ed. São Paulo: Fiuza, 2012, v. 4, p. 241-247.

O papel do professor no planejamento do ensino produtivo: contribuições da análise do comportamento

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O 5º volume da Coletânia de Estudos em Letras e Educação (CAELE) traz um grande número de produções tanto na área de Letras quanto na área da Educação. Introduzindo a esfera temática de "Psicologia da Educação", Marcelo de Abreu César inestiga o papel do professor no que tange um ensino centrado nos princípios comportamentais. Firmando-se na teoria de Skinner e nos estudos de Zanotto, a produção expõe indagações e inferências que evidenciam a postura do professor frente a um cenário de ensino planejado, bem como as influências provinientes do complexo contexto institucional.

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Referência completa:

César, Marcelo de Abreu. O papel do professor no planejamento do ensino produtivo: contribuições da análise do comportamento. In: Khalil Salem. (Org.). Pedagogia da Linguagem. 1 ed. São Paulo: Fiuza, 2012, v. 5, p. 231-239.

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Lançamento de Livros

A interação social no processo educacional: o compromisso da escola com a formação do indivíduo

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O 9º volume da Coletânea Acadêmica de Estudos em Letras e Educação (CAELE) traz um expressivo número de produções bibliográficas tanto na área da Educação Escolar quanto na área de Educação Aplicada, cristalizando uma visão ímpar no que tange à configuração dos Fundamentos da Educação. Focando os estudos em "Psicologia da Educação" o capítulo do Prof. Marcelo de Abreu César enfatiza o significado da interação social no processo de educação escolar, ressaltando o valor e o compromisso que adquire a escola no que diz respeito à formação do indivíduo. Amparado em olhares de Skinner e Gil, o texto solidifica questões e reflexões que focalizam precisamente a competência do professor e a atividade do aluno num ambiente interacional.

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Referência completa:

César, Marcelo de Abreu. A interação social no processo educacional: o compromisso da escola com a formação do indivíduo. In: Khalil Salem. (Org.). Fundamentos da Educação. 1 ed. São Paulo: Fiuza, 2012, v. 9, p. 145-155.

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Leitura para alunos do ensino fundamental - ensino de discriminações condicionais em contexto coletivo com uso de software educativo

 

O livro Análise do Comportamento Aplicada a Diferentes Contextos é o resultado de pesquisas, relatos de experiências e programas de intervenção produzidos por colaboradores com formação em Psicologia e experiência em pesquisa e aplicação dos princípios da Análise do Comportamento. A obra tem como diferencial a inclusão de conteúdos de Psicologia da Saúde, Psicologia Clínica, Psicologia da Educação  e Educacional e Psicologia Organizacional e do Trabalho. Trata-se de uma obra que vai interessar estudantes, profissionais e pesquisadores das áreas da Saúde em geral, das áreas da Educação, Organizacional e do Trabalho, que atuem na interface com a Psicologia e Análise do Comportamento. Entre os capítulos, encontra-se o texto dos pesquisadores César e Moroz.

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CÉSAR, Marcelo de Abreu e MOROZ, Melania. Leitura para alunos do ensino fundamental - ensino de discriminações condicionais em contexto coletivo com uso de software educativo. In. HAYDU, V. B.; SOUZA, S. R. (Orgs.) Análise do Comportamento Aplicada a Diferentes Contextos. Londrina: Eduel, 2015.

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O ensino e a aprendizagem sob a ótica da Análise do Comportamento

 

O 12º volume da Coletânea Acadêmica de Estudos em Letras e Educação (CAELE) evidencia como tema primordial os estudos transversais entre Educação e Linguagens múltiplas dentro dos universos tecnológicos e científicos.  No campo Fundamentos da Educação, focando os estudos em "Psicologia da Educação", o Prof. Marcelo de Abreu César explora as concepções de Skinner no que tange à aquisição da aprendizagem. A luz da Análise Comportamental, o texto evidencia que o aprendizado do aluno ocorre de forma ativa.  Ao longo do texto, o autor faz referência aos estudos de Zanotto e aos índices de avaliações externas (como SARESP e o SAEB).

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Referência completa:

César, Marcelo de Abreu. O ensino e a aprendizagem sob a ótica da Análise do Comportamento. In: Khalil Salem. (Org.). Conhecimento, tecnologia e linguagem. 1 ed. São Paulo: Fiuza, 2013, v. 12, p. 205-216.

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Ensino de leitura - uma reflexão a partir do comportamento verbal

 

O 13º volume da Coletânea Acadêmica de Estudos em Letras e Educação (CAELE) evidencia como tema primordial o Conhecimento da Linguagem e das Tecnologias.  No campo Fundamentos da Educação, focando os estudos em "Psicologia da Educação", o Prof. Dr. Marcelo de Abreu César explora o ensino de leitura - uma reflexão a partir do comportamento verbal , sob a luz das concepções de Skinner no que tange à aquisição e aprendizagem da leitura. A luz da Análise Comportamental, o texto evidencia que o aprendizado do aluno ocorre de forma ativa.  Ao longo do texto, o autor faz referência aos estudos de Zanotto, Rubano entre outros autores que discutem o Comportamento Verbal.

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Referência completa:

César, Marcelo de Abreu. Ensino de leitura - uma reflexão a partir do comportamento verbal. In: Khalil Salem. (Org.). Conhecimento das linguagens às tecnologias. 13 ed. São Paulo: Fiuza, 2013, v. 1, p. 263-278.

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Avaliação diagnóstica de leitura com uso de software educativo

 

Este livro abrange áreas de concentração transversais, norteadas pelas dimensões tecnológicas e educacionais, alicerçadas continuamente pelo viés dos estudos da linguagem, de sorte que os múltiplos conhecimentos erigidos ao longo dos capítulos poderão ser vistos não apenas como saberes próprios e específicos, mas também como contribuições articuladas e solidárias. O estudo do Prof. Dr. Marcelo de Abreu César, teve por objetivo identificar o repertório de leitura de alunos de 6º e 7º anos, em recuperação paralela. Com o auxílio do software Mestre® (Goyos e Almeida, 1996) aplicou-se o Instrumento de Avaliação de Leitura – Repertório Inicial (Moroz e Rubano, 2007). Participaram dessa pesquisa 17 alunos do Ensino Fundamental. O IAL-I foi aplicado em sessão individual, com duração 30 a 40 minutos. Os resultados indicaram variações no repertório de cada participante, identificando-se as relações dominadas e não dominadas; evidenciou-se maior dificuldade na leitura expressiva e na construção de palavras ditadas, compostas por sílabas complexas. Tais identificações contribuem para o professor planejar atividades facilitando a aprendizagem e o aperfeiçoamento do repertório de leitura do aluno.

 

Referência completa:

CÉSAR, Marcelo de Abreu. Avaliação diagnóstica de leitura com uso de software educativo. In: Khalil Salem. (Org.). Linguagem e Conhecimento: teorias e aplicabilidades. 1 ed. São Bernardo do Campo: GARCIA edizione, 2015, v. 1, p. 238-248.

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