top of page

O módulo "A" aborda conteúdos de fundamentação teórica, relacionados à prática pedagógica, é composto de 12 encontros:

 

U1 – Trocando idéias, conversando sobre o curso....

U2 – Breve histórico das idéias sobre alfabetização

U3 – A construção da escrita – parte I

U3 – A construção da escrita – parte II

U4 – Escrita: A mais valiosa das ferramentas – Parte I

U4 – Escrita: A mais valiosa das ferramentas – Parte II

U5 – Reescritas em contexto de escrita

U6 – O que acontece quando lemos?

U7 – A leitura no contexto interdisciplinar

U8 – Livro didático: Uma boa opção?

U9 – Planejamento: Uma ação coletiva

U10 – Sistematização das aprendizagens do Módulo “A”

​

O módulo "B" está relacionado com as situações de aprendizagem dos conteúdos da leitura e da escrita, é composto de 10 encontros:

 

U1 – Refletindo sobre as aprendizagens do Módulo “A”

U2 – Organizando a prática pedagógica

U3 – Aprender uns com os outros a valorizar as diferenças de competências

U4 – Prática Pedagógica: “Ação-reflexão-ação”

U5 – Fazer uso significativo da linguagem escrita

U6 –Revisão: Análise e reflexão sobre a língua – parte I

U6 – Revisão: Análise e reflexão sobre a língua – parte II

U7 – Analisando textos bem escritos

U8 – As práticas tradicionais no centro da discussão pedagógica

U9 – Sistematização das aprendizagens do Módulo “B”

​

​

Coletânea de Textos do Letras em Ação

E o módulo "C" dá ênfase aos projetos interdisciplinares, é composto de 12 encontros:

 

U1 – Refletindo sobre as aprendizagens do Módulo “B”

U2 – Para compreender o ato de avaliar

U3 – Projetos didáticos de leitura e escrita – Parte I

U3 – Projetos didáticos de leitura e escrita – Parte II

U3 – Projetos didáticos de leitura e escrita – Parte III

U4 – Roda de leitura: Todo dia é dia

U5 – Como é que se aprende ortografia? – parte I

U5 – Como é que se aprende ortografia? – parte II

U6 – “Pontuar? Depende do gênero, do leitor...” – parte I

U6 – “Pontuar? Depende do gênero, do leitor...” – parte II

U7 – “Reflexão  sobre a língua: Idéias claras, escrita clara”

U8 – Avaliação  dos resultados alcançados

​

​

bottom of page